O que são MVPs e como podemos definir um MVP enxuto!
A maioria dos gerentes de produto pensa em MVP (Produto Mínimo Viável) como:
"A V1 do produto que eles desejam que os usuários usem."
Isso é 100% ERRADO.
No gerenciamento de produtos, poucos conceitos (como MVP) são usados com tanta frequência e contudo, tão mal compreendidos.
O conceito de MVP revolucionou a maneira como as equipes de produto abordam o desenvolvimento de produtos. No entanto, a sua essência muitas vezes se perde na tradução.
A definição mais precisa de MVP
Nas palavras de @ericries (pioneiro do movimento Lean Startup):
“Um Produto Mínimo Viável é aquela versão de um novo produto que permite a uma equipe coletar o máximo de aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo esforço.”
Vamos decompô-lo:
Mínimo: Construa algo que exija o mínimo de esforço para atingir a meta.
A meta: aprender algo específico sobre o cliente
“Ao considerar construir seu próprio produto mínimo viável, deixe esta regra simples ser suficiente: remova qualquer recurso, processo ou esforço que não contribua diretamente para o aprendizado que você busca.” -Eric Ries
Viável: O que quer que você construa, deve ser capaz de validar de forma conclusiva se e como sua ideia resolverá o problema do cliente.
“O sucesso não é entregar um recurso; sucesso é aprender como resolver o problema do cliente.” -Eric Ries
Produto:
Isso é onde fica complicado. Não existe uma definição real do que o produto deveria ser. Pode ser uma landing page, uma planilha do Google, uma pesquisa, uma lista de espera por e-mail, um experimento.
E poderia ser nenhuma das opções acima.
“No modelo Lean Startup, um experimento é mais do que apenas uma investigação teórica; é também um primeiro produto.” -Eric Ries
Portanto, como PMs, quando pensarem em MVPs, lembrem-se sempre:
- Os MVPs foram criados para ajudá-lo a aprender.
- MVPs devem responder às perguntas mais críticas
- As respostas buscadas definem o formato do seu produto
- MVPs devem ser construídos rapidamente
- MVPs devem ser simples
Exemplos para colocar tudo isso em perspectiva:
Dropbox
MVP: um vídeo de demonstração mostrando a possibilidade de sincronizar arquivos entre dispositivos
Pergunta Crítica: há demanda para sincronizar arquivos em diferentes dispositivos?
Sucesso: o vídeo se tornou viral; interesse significativo de inscrição comprovando a demanda (https://youtu.be/dR7tJ8wAI3M?si=qbsQanF_Gps8UBfg…)
Airbnb:
MVP: Um site simples, com fotos do local
Pergunta Crítica: as pessoas ficarão bem ficando na casa de outras pessoas?
Sucesso: Reservas imediatas, mostrando um mercado para acomodações exclusivas(https://fueled.com/blog/airbnb-mvp/…)
Zappos:
MVP: fundador tirou fotos de sapatos em lojas locais e postou online
Pergunta Crítica: as pessoas comprarão sapatos online?
Sucesso: Encomendas, demonstrando vontade de comprar sapatos online(https://qr.ae/pKnTlr)
Twitter:
MVP: plataforma baseada em SMS para comunicação com um pequeno grupo
Pergunta Crítica: há pessoas interessadas em compartilhar mensagens curtas?
Sucesso: crescimento de usuários e alto engajamento(https://firstversions.com/2015/07/twitter.html…)
--
Como você evita as armadilhas mais comuns ao imaginar MVPs?
Deixe nos comentários!